Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

justbymartawahnon

justbymartawahnon

Just ... Family & Friends

Família não se escolhe mas às vezes temos sorte...

 

Nacemos com uma diferença de vinte dias, um mês antes o nosso primo António e um mês depois o nosso primo Tiago, resultado: um quarteto a ser baptizado e uma recepção em casa dos meus avós onde agradeço ser bebe na altura, porque não iria aguentar tanta gente junta, aliás, tantos tios a elogiarem o "seu/sua" sobrinho/a como se se tratasse de uma festa de graduação ao invés de um baptizado! (ainda fui à procura desse albúm mas está todo descascado!)

 

Este ano fazemos 40, ontem foi a vez da minha prima Caetana e hoje acordei num impulso de transcrever um pouco aquilo que vivemos e ainda temos para viver, segundo dizem os outros quarentões, é agora que a vida começa!

 

Tivemos a sorte de ter uns avós que queriam as suas meninas (as nossas Mães) debaixo da asa e isso fez com que vivessemos no mesmo prédio por vários anos. 

 

OMG...

 

Os almoços era sagrados naquela família, excepto quando havia F1 e aí o meu avô não tinha pulso, não propriamente nos meus tios mas sobretudo nas minhas tias. Já nós entretia-mo-nos sobretudo quando era feijoada (coisa que a minha prima não adorava nem adora) a atirar miolo de pão de um lado para o outro da mesa e a minha avó, uma Senhora como já não há, para evitar confusões, fingia que não via, um pouco aquilo que hoje fazemos com os nossos filhos quando não nos queremos chatear e eles acham que estão a ganhar.

 

Apesar de ser minha prima, foi a minha primeira amiga a séria, contava-lhe tudo, partilhava os meus segredos, receios e ansiedades, fizemos a 1ª comunhão juntas (e o Tiago também não se safou estar no meio das "bruxas" termo querido que a minha tia nos chamava... ou chama lol) apesar de ela estudar no Liceu Francês fez connosco nas Escravas, junto de outras que hoje também são suas amigas como a Sofia Jardim, mal sabiam elas que se iam aturar! ;)

 

 
 
 

 

Era uma despachadona, determinada e se queria porque queria, enfrentava os pais, fugia de casa se fosse preciso mas ninguém lhe tirava o seu objectivo! Admirava-a por isso, uma vez que eu era o oposto ou não fosse conhecida como o "paozinho sem sal". Crescemos, começamos a sair à noite, sempre rodeadas pelos primos, surgiram os primeiros amores e desamores, cada uma seguiu o seu curso mas mantivemos os nossos laços; fizemos férias de Verão juntas... Ui o Papa! (tinha que partilhar este private cousin sorry) mas no fundo e como qualquer grupo de amigas, só nos queriamos divertir e proteger umas às outras e às vezes você não conseguia entender isso...

P2.pngCaetana no auge e eu um chouriço lol mas foi no Verão que fiz mono ;)

E no Canadá, a Caetana fez questão da pose com a palhinha! ahahahaah / Nosso brinde qd fiz 13!

 

Estava ao meu lado quando o meu Tio (aquele que foi para mim o meu Pai de coração) morreu, estava ao seu lado quando, também sem qualquer aviso o seu se foi, tivemos a cara de pau de nos rir no enterro do avô quando a "Palhé" desata num pranto ao despedir-se do nosso querido avô Mário e nós com os nervos para não variar estavamos uma ao lado da outra, o resultado não poderia ser bom: gargalhada nervosa de tal forma que quem teve de saí dali fomos nós!

Pior, já em minha casa nessa noite, nada como ir para o meu quarto e "mascarar-nos" a não sei bem o quê, aí até a Catarina alinhou e pôr a Pureza a fotografar-nos pois estavamos decididas que melhor que aquilo só em Hollywood!

hkj 001.jpgNão há possivel comentário a estas pirosas!

 

Como em qualquer família e infelizmente na nossa parece que é uma constante, as discussões não cessam, lamento profundamente e de certa forma, agradeço a Deus os avós não estarem cá, embora acredite que eles também não têm o seu merecido descanso, talvez agora que têm consigo o tio António e com certeza já lhe deram na cabeça mas no fundo sempre foi o menino dos olhos deles. A verdade é que tudo isto acontece e nós primos conseguimos ficar imunes, caso para dizer que os adultos deveriam aprender com as "crianças", embora as tenham visto nascer, elas também cresceram e souberam tomar partido das coisas de forma diferente, aprender com os erros dos outros e escolher caminhos alternativos.

P1.png

 

IMG_2607.JPG

Adoro as modas, olhem-me só para estes óculos! Que moscas! lol

 

 

IMG_4639.JPG

 Natal 2013 primos e namorados/as, maridos/ companheiro/as you name it, but together!

NS7.jpgFicará para sempre gravado na memória as nossas primeiras viagens à neve sozinhas! Uau, éramos donas do mundo! Melhor, quando você levava Nivea para o meio das pistas e uma das vezes perguntaram se era protector e com a maior cara de pau não só confirmou como ofereceu! Jesus! Se tivesse sido comigo, teria virado pior que camarão, lagostim e todos os mariscos juntos!

 

É um facto, a família não se escolhe mas prima querida, adoro a que tenho, com todos os seus defeitos e virtudes, adoro-a como prima, amiga e só desejo o melhor para si, para a Maria e para o Frederico; o futuro agora pertence-lhes e nós estaremos na retaguarda para o que for necesário (foi assim que crescemos e será assim que iremos passar o lema). 

P3.png

Já fizemos um fim de semana há anos atrás em Sagres com as crianças mas já foi há tanto tempo que parece uma eternidade, merecemos e devemos-lhes isso; mante-los unidos, manter os laços, os avós iriam ficar orgulhosos, neste caso, os bisavós...

verao 2006 510.jpg

Hoje cada uma seguiu o seu caminho, o seu grupo de amigos, podemos estar mais afastadas, o que também é normal devido às responsabilidades que assumimos na vida e as suas rotinas mas nem por isso gosto menos de si, só queria que soubesse isso.

 

Parabéns querida amiga prima!

 

Viva os 40 e ... Viva a "Mini-Saia"! :)

 

 

Love,

Marta