Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

justbymartawahnon

justbymartawahnon

Eu desintoxico, tu desintoxicas, ele "desquê"?!...

 

Já não é de agora que as palavras como "Detox", "Super alimentos", "Glúten free", "Vegan" parece que ecoam nos nossos ouvidos.

Na realidade e de certa forma, ainda bem, a busca pelo bem estar e saúde, é um tema em crescimento com uma procura em grande escala; no entanto, assim como nas dietas, aqui também devem ser estipulados certos limites.

Por exemplo, ainda no estudo das sopas, desafiei-me a fazer a minha 1a desintoxicação à base de sopas, caldos e chás durante 3 dias. 

Os primeiros dois dias correram lindamente, fome zero e senti-me mesmo bem, estava bem disposta, de bom humor, tranquila, senti de facto uma ligeira transformação interna; no entanto, admito que na tarde do 3o dia não consegui mais, estava enjoada de fraqueza e jantei uma salada com peito de peru. Mesmo assim, pesei-me no dia seguinte e tinha perdido 1,1kg!

Não fiz isto com o intuito de emagrecer (claro que é sempre bom ver um número mais reduzido na balança!) mas acima de tudo, procurar entender melhor o nosso organismo; um plano de 3 dias já é puxado, quando penso naqueles de 1a semana... Ou se tem muito cuidado depois desses dias e mantém a mesma linha de alimentação ou facilmente estraga-se seja qual o for objectivo, já para não mencionar o desequilíbrio a nível de sais minerais, proteínas e por aí em diante.

 

Há que haver bom senso; esta experiência tem como objectivo limpar o organismo fazer aquele "Reset" que estamos sempre a adiar, pois bem, esta é uma óptima opção, no entanto numa próxima não irei pular uma das sopas por não estar em casa ou algo do género (o que também não ajudou!)

Deixo aqui uma das receitas dos vários livros que ando a pesquisar, neste caso "Sopas e Descanso" maravilhoso, surpreendeu-me, palavra! Escrito por uma médica que não aceitou o diagnóstico de uma doença e correu atrás pesquisando e misturando diversos tipos de medicinas.

 

Agora, chega de ser chata e se quiser experimentar (os sabores ... Digamos que são um pouco "out of the Box" mas atreva-se, vai ver que vai gostar); deixo aqui a receita daquela que era a sopa da noite, espero que goste!

 

Ingredientes:

2 Beterrabas médias, cortadas em cubos

Piri Piri em pó

4 Dentes de alho

1 c. sopa de óleo de côco

1 Cebola amarela picada

2 cenouras médias cortadas em cubos

Na receita original menciona batata bebé ou vermelha mas eu fiz ao invés de 5 batatas bebe ou 2 vermelhas, 2 batatas doce, tamanho médio\pequeno

1 Tomate médio descascado e tirar as sementes e cortar em pedaços

120 ml Sumo natural tomate

Meio litro de água a ferver

1\4 de lombardo

3 Raminhos de tomilho

2 Folhas de louro

FullSizeRender.jpg

Aqueça o forno a 190º e coloque a beterraba, temperada com um pouco de sal, azeite e piripiri e os dentes de alho envolvidos em alumínio cerca de 25\30'. Entretanto, numa panela, deite o óleo de côco, junte a cebola e depois desta ficar refogada, junte os cubos de batatas e cenouras por 5\7'.

FullSizeRender-1.jpg

Junte a beterraba, alho e couve. De seguida, coloque a agua já fervida, sumo de tomate, os raminhos de tomilho e louro.

deixe cozinhar em lume brando cerca de 45\50'.

S1.1.jpg

Depois disso, verifique se o sal está a gosto; retire o tomilho e as folhas de louro e passe tudo. 

Estará pronta a servir!

Ao servir como opção, pode sempre juntar algo para dar ainda mais sabor, como o tomilho, alho esmagado ou creme de côco

FullSizeRender-2.jpg

(Não está uma fotografia bonita, peço desculpa, nem sequer tive o cuidado de empratar

mas na altura também não sabia que iria partilhar e coisas boas não podem ficar guardadas!) 

 

Love

Marta